quinta-feira, 30 de abril de 2009

" Oração para os enfermos ".

Piedosíssimo
São Camilo que, chamado por Deus para ser o amigo dos pobres enfermos, consagrastes a vida inteira a assisti-los e confortá-los, contemplai do Céu os que vos invocam, confiados no vosso auxílio.
Doenças da alma e do corpo fazem de nossa pobre existência um acúmulo de misérias que tornam triste e doloroso este exílio terreno.
Aliviai-nos em nossas enfermidades, obtende-nos a santa resignação às disposições divinas, e na hora inevitável da morte confortai o nosso coração com as esperanças imortais da beatífica eternidade.
Assim seja.


Glória ao Pai… (três vezes)


São Camilo de Léllis, rogai por mim. (três vezes)





Por: Ronaldo Spinelli Bernardo Muniz
Católicos Sempre
Paz e bem !!!

" Santo do dia - Tua vida ".

30/Abril
São Pio V, Papa e Confessor

Nascido no norte da Itália, ingressou aos 14 anos na Ordem dominicana e fez uma brilhante carreira eclesiástica, como bispo, cardeal, inquisidor-mor e por fim Papa. Teve um pontificado breve, mas extremamente fecundo. Aplicou as decisões do Concílio de Trento, estabeleceu o texto oficial da Santa Missa e do Ofício Divino, foi responsável pela publicação do Catecismo Romano e ordenou o ensino da Teologia tomista nas universidades. Sua principal obra foi a convocação de uma Cruzada contra o perigo muçulmano. Conseguiu a duros esforços coordenar os interesses de potências católicas e levá-las à vitória de Lepanto, em 1571.

São Pio V - Rogai por nós !

Por: Ronaldo Spinelli Bernardo Muniz
Católicos Sempre
Paz e bem !!!

quarta-feira, 29 de abril de 2009

" Nossa Senhora nas Catatumbas ".

Verdades da fé Católica !
As catacumbas
são de extrema importância porque nos revelam, desde os primeiros decênios do cristianismo, qual era a crença dos cristãos após a morte, que era chamada “dies natalis”, dia do nascimento. Os loculos formavam uma espécie de dormitório, chamado “cemitério” ou “lugar do repouso”. Além dos loculos, as catacumbas continham os cubículos, pequenas salas que abrigavam vários nichos, muitas delas com afrescos ou mosaicos, e as criptas, salas maiores, com a função de pequenas igrejas subterrâneas. As criptas eram mais solenes e embelezadas com um altar, pinturas e mosaicos. Em geral, eram preparadas para receber o cadáver de um mártir ilustre.
A escavação dos túneis era feita à mão por associações de trabalhadores chamados fossores. A terra, retirada através de poços que chegavam à superfície, também servia para arear as galerias. Os símbolos eram sinais ou a descrição gráfica de um tema espiritual, entendido somente pelos cristãos. Entre muitos, desenhados, grafitados ou pintados, foram encontrados: o desenho do Orante, uma pessoa com braços abertos em sinal de oração; a figura do bom Pastor, com sua ovelha no ombro simbolizando o Cristo; uma pomba, símbolo da alma e da paz divina; as letras gregas Alfa e Ômega, significando que Cristo é o começo e o fim da criação; o peixe, cujas letras gregas significam “Cristo, Filho de Deus, Salvador”,... e outros mais.
As pinturas celebram fatos da Bíblia. Na catacumba de Priscila há uma pintura de Maria com o Menino no colo; supostamente o primeiro registro iconográfico da Mãe de Jesus. Lá também se encontram: a adoração dos magos, a barca de Pedro, a celebração da Eucaristia, alguns milagres de Cristo e outros desenhos. Eles são as mais antigas representações dos evangelhos, desenhados de maneira singela, facilmente compreensível para os primeiros cristãos, muitos dos quais eram analfabetos e impedidos de entender as Sagradas Escrituras. Tais cemitérios são os documentos e arquivos da Igreja primitiva e, por isso, eles têm extraordinária importância como demonstração de que o núcleo da nossa fé – na Igreja de hoje – é o mesmo dos primeiros cristãos que pagaram até com o martírio a sua entrega a Cristo.

Por: Ronaldo Spinelli Bernardo Muniz
Católicos Sempre
Paz e bem !

" Santo do dia - Tua vida ".

Santa Catarina de Sena
Hoje comemoramos Santa Catarina de Sena, precisamos prestar atenção para não fazermos confusão, pois temos pelo menos três santas com o mesmo nome e que merecem igual atenção, por terem histórias de vida belíssimas e uma legião de devotos por todo mundo.
Santa Catarina de Sena, nasceu en Sena no dia 25 de março do ano 1347, filha de um tintureiro e de mãe muito amorosa. Seus pais eram pobres e toda herança que deixaram para ela era uma educação rígida que valorizassem as virtudes do ser humano e a regesse para uma vida fiel a Deus. Era aplicada nos estudos e sempre preferia se isolar para rezar do que brincar com as outras crianças.
Aos 15 anos de idade, Catarina ingressou na Ordem Terceira de São Domingos. Viveu um amor apaixonado por Deus e pelo próximo. Encerrou-se em uma cela e durante muitos anos só se dirigiu a Deus e a seu confessor. Orava o dia inteiro e seu quarto se iluminava de uma estranha luz a cada vez que ela se entregava com fervor às suas orações. Abandonou sua cela somente em 1374, quando a peste se alastrou por toda a Europa e ela decidiu cuidar dos enfermose foi muito admirada e querida principalmente pelos italianos.
No ano 1376, quando grupos antipapas se organizaram nas cidades de Peruggia, Florença, Pisa e Toscânia decidiram se posicionar contra o papa São Gregorio XI, Santa Catarina decidiu seguir até Avinhão, cidade onde o papa se encontrava escondido, e apresenttar-se diante do mesmo para ajudá-lo. Regressou em 1378, indo direto para sua cela e continuar sua vida isolada.
Lutou ardorosamente pela restauração da paz politica. Embora analfabeta, ditava suas cartas endereçadas aos papas, aos reis e líderes, como também ao povo humilde.
Deixou-nos o Diálogo sobre a Divina Providência, uma exposição clara de suas idéias teológicas e de sua mística, o que coloca Santa Catarina de Sena entre os Doutores da Igreja.
Santa Catarina de Sena morreu no dia 29 de abril do ano 1380, com 33 anos de idade.

Santa Catarina de Sena, rogai por nós.

Por: Ronaldo Spinelli Bernardo Muniz
Católicos Sempre
Paz e bem !


terça-feira, 28 de abril de 2009

" Voz do Santo Papa - Bento 16 ".

" Seus Pensamentos ".
"Hoje nós enterramos os seus restos na terra como uma semente da imortalidade. Os nossos corações estão cheios de tristeza, mas ao mesmo tempo de uma alegre esperança e de uma gratidão profunda. " Obs.: Durante a homilia que fez no funeral de João Paulo II. [ Papa Bento XVI



"Nós estamos caminhando para uma ditadura do relativismo que não reconhece nada como definitivo e tem como valor máximo o ego e os desejos individuais. " Obs.: Sobre a fé durante uma missa na Basílica de São Pedro, pouco antes do início do conclave e um dia antes de ser eleito. [ Papa Bento XVI



"Após o papa João Paulo II, os cardeais me elegeram um simples, humilde trabalhador nas vinhas do Senhor. " Obs.: Sobre ele mesmo ao ser anunciado o novo papa. [ Papa Bento XVI



"Embora a inclinação particular de uma pessoa homossexual não seja um pecado, é mais ou menos uma tendência que vem de um mal moral intrínseco, e, portanto, a inclinação em si pode ser vista como uma desordem de objetivo. " Obs.: Em 1986, na carta aos bispos da Igreja Católica sobre o cuidado pastoral de gays. [ Papa Bento XVI



Por: Ronaldo Spinelli Bernardo Muniz
Católicos Sempre
Paz e bem !!!

" Santo do dia - Tua Vida "

28/Abril
São Luís Maria Grignion de Montfort, Confessor
Grande doutor marial dos tempos modernos, combateu arduamente a influência jansenista nos meios católicos, pregou no noroeste da França -- precisamente na região em que, 80 anos depois, os camponeses se levantaram de armas na mão contra a Revolução Francesa -- e fundou a Companhia de Maria e a Congregação das Filhas da Sabedoria. Vivia abrasado no amor de Deus e de sua Santa Mãe, e aspirava ardentemente, como demonstram seus escritos, pelo advento de uma época em que Nossa Senhora fosse efetivamente obedecida como Rainha. Sua obra mais célebre é o Tratado da verdadeira devoção à Santíssima Virgem, em que ensina a Escravidão por amor à Santíssima Virgem como meio mais seguro de servir a seu Divino Filho.

São Luís Maria - Rogai por nós !

Por: Ronaldo Spinelli Bernardo Muniz
Católicos Sempre
Paz e bem !!!

segunda-feira, 27 de abril de 2009

" Crianças catequisadas, jovens sarados "

Jovens Revolucionários pela
Força do Espírito Santo.
A igreja é viva, a Igreja é Jovemmm...Força Jovens!
Não tenham Medo!Jesus é o Senhor e prometeu,
cumpriu e realizou a vinda do nosso advogado...
Advogado! O Paráclito, o cumprimento das promessas de Jesus.
Força e Luz da Igreja, doador dos dons e carismas.
É Ele que vem em nosso auxílio!E Eu,
neste dia, quero pedir,
que pela poderosa intercessão da Imaculada do EspíritoSanto,
que o seu coração meu irmão e minha irmã, possa ser um verdadeiro Cenáculo do Senhor, Cenáculo da Efusão do Espírito Santo de Deus...
..:: Amém ::..
Meus amados irmãos e irmãs, se desejamos ver um mundo sarado e restaurado; Se desejamos fazer desta terra um lindo céu, vamos então ainda hoje, catequisarmos nossas crianças, para que a graça de Deus reflita nos joevens e por toda raça humana.
Por: Ronaldo Spinelli Bernardo Muniz
Católicos Sempre
Paz e bem !

" Santa Zita - Santo do dia ".

Santa Zita

era uma empregada domestica e uma santa milagrosa. Nascida em Monte Sagrati, Itália em 1218, com a idade de 12 anos começou a trabalhar para a família dos Fratinelle, comerciante de lã e outros tecidos em Lucca.Logo outros serventes não gostaram dela porque ela trabalhava muito, e bem e era muito boa para os outros. Alem disso ela dava comida e roupa para os pobres- inclusive as dos seus empregadores. Mais tarde ela conseguiu o respeito dos membros da família. De acordo com a tradição os outros serventes finalmente ficaram convencidos que ela era uma santa, porque um dia encontraram um anjo fazendo os pães e outro lavando a roupa, no lugar de Santa Zita, que atendia a um pobre doente a porta da casa. Durante toda a sua vida ela trabalhou a favor dos pobres, doentes e outros sofredores e lastimava que criminosos ficassem na prisão sem fazer nada. Ela foi uma das que defendia a causa que os criminosos prisioneiros deveriam ter que ajudar aos pobres e doentes. A ela foi creditado uma serie de milagres Foi canonizada em 1696 e é a padroeira das empregados domésticas e na arte litúrgica da Igreja é mostrada com um saco, pedaços de pão e um rosário ou ainda atendendo a um pedinte a porta de casa.
Sua festa é celebrada no dia 27 de abril.


Santa Zita - Rogai por nós !
Por: Ronaldo Spinelli Bernardo Muniz
Católicos Sempre
Paz e bem !

domingo, 26 de abril de 2009

" Meus pensamentos "

" Edificando a vida ".

75
“ A alegria provida de Deus é uma das chaves que abre as portas do coração”.
(Ronaldo Spinelli Bernardo Muniz - Cristollino).

76
“ Se eu não fizer morrer em mim as diferenças aqui da terra, como poderei desfrutar das delícias dos Céus, providas de meu Deus”.
(Ronaldo Spinelli Bernardo Muniz - Cristollino).

77
“ O mundo começará a acreditar na verdadeira conversão, quando eu permitir o meu inimigo tornar-se meu melhor amigo”.
(Ronaldo Spinelli Bernardo Muniz - Cristollino).

78
“ Onde estiver um problema, presente deve estar também a minha doação”.
(Ronaldo Spinelli Bernardo Muniz - Cristollino).




Por: Ronaldo Spinelli Bernardo Muniz
Católicos Sempre
paz e bem !

" Santo do dia - Tua Vida ".

26/Abril
Nossa Senhora do Bom Conselho

Esta invocação, incluída na Ladainha Lauretana, é muito antiga. Na Idade Média, num santuário situado em Scutari, na Albânia, venerava-se um afresco milagroso de Nossa Senhora do Bom Conselho. Em 1467, quando os turcos maometanos estavam dominando a Albânia, Anjos destacaram o afresco da parede e o transportaram pelos ares até a cidade de Genazzano, próxima a Roma. Ali permanece há mais de 500 anos, sendo objeto de grande devoção e ocasião de inúmeros milagres.

Nossa Senhora do Bom Conselho - Rogai por nós !

Por: Ronaldo Spinelli Bernardo Muniz
Católicos Sempre
Paz e Bem !

sábado, 25 de abril de 2009

" Minhas poesias ".

A vida
21/11/2008


No ventre de nossa Mãe,
Uma semente fecundou,
Com muito amor e carinho,
Esta semente aflorou,

Eis aí a semente da vida,
Semente que Deus abençoou,
Que ainda no ventre materno,
Nosso nome Ele chamou,

Com o auxílio de nossa Mãe,
Lá no ventre alimentou-nos,
E mesmo sozinho ali,
O afeto não faltou-nos,
Cada gesto de carinho,
Cada palavra de amor,
Entendemos que tudo isto,
Vem direto do Salvador,

Que o orgulho nunca nos sonda,
Que a avareza não nos causa dor,
Pois esta vida não é nossa,
Nossa vida é do Criador.

Por: Ronaldo Spinelli Bernardo Muniz
Católicos Sempre
Paz e bem !

' Santo do Dia - Tua vida ".

25 de Abril
São Marcos

Evangelista e autor do Segundo Evangelho .
Ele é filho de Maria de Jerusalém, e primo de São Barnabé.Um Levite, ele provavelmente era um ministro na sinagoga local, quando encontrou Jesus.
Diz a tradição que ele fugiu quando Cristo foi preso. Marcos acompanhou São Paulo e São Barnabé até a Antiópia (Moderna Turquia)em 44 e depois para Chipre. Ele acompanhou São Paulo na sua primeira jornada missionária mas retornou logo a Jerusalém. Ele não concordava com São Paulo, mas estava com ele em Roma durante a primeira prisão de São Paulo. Uma antiga tradição diz que Marcos foi o primeiro bispo de Alexandria no Egito, e ele é provavelmente o "João Marcos" a que se refere os "Atos de São Paulo". Marcos escreveu o Segundo Evangelho entre os anos 60 e 70, baseado nos ensinamentos de São Pedro. Ele é também chamado o "Interprete de São Pedro" pelos seus contemporâneos . Acredita-se que Marcos proveu a Mateus e Lucas com fontes básicas para os seus evangelhos. Ele morreu como mártir na Alexandria, Egito.Ele foi arrastado com uma corda no pescoço de Alexandria até o porto de Bucoles e acabou morrendo estrangulado.No século nono, suas relíquias foram trasladadas para Veneza, Itália. Ali elas foram envolvidas por uma linda catedral erigida em sua honra. Ele é o padroeiro de Veneza. É mostrado na liturgia católica com um leão com asas.

São Marcos - Rogai por nós !

Por: Ronaldo Spinelli Bernardo Muniz
Católicos Sempre
Paz e bem !

sexta-feira, 24 de abril de 2009

" Oração do Credo - Resumo da fé Católica ".

Creio em Deus Pai Todo Poderoso,Criador do céu e da terra,E em Jesus Cristo,Seu único filho nosso Senhor,Que foi concebido,Pelo poder do Espírito Santo;Nasceu da Virgem Maria,Padeceu sob Pôncio Pilatos,Foi crucificado ,morto sepultado;Desceu a mansão dos mortos;Ressuscitou ao terceiro dia;Subiu aos céus;Está sentado à direita deDeus Pai Todo-Poderoso,Donde há vir a julgaro vivos e os mortos.Creio no espírito Santo ,Na Santa Igreja Católica,Na comunhão dos Santos,Na remissão dos pecados,Na ressurreição da carne,Na vida eterna!


Amém.

Por: Ronaldo Spinelli Bernardo Muniz
Católicos Sempre
Paz e bem !

" Santo do dia - Tua vida "

24/Abril
São Fidélis de Sigmaringa, Mártir

Nasceu na Alemanha e foi advogado brilhante antes de ingressar na Ordem dos Capuchinhos, onde se destacou pelo zelo apostólico e pela caridade. Sendo designado para pregar na Suíça, devastada pela heresia protestante, serviu-se da pregação e do confessionário para combatê-la eficazmente. Quando converteu dois calvinistas célebres, atraiu de modo especial os ódios de fanáticos sectários que o ameaçaram de morte, sem entretanto conseguirem demovê-lo de prosseguir seu trabalho. Algum tempo depois deram-lhe um tiro de mosquete enquanto pregava, mas não foi atingido e continuou pregando, recusando-se a interromper a missão. Nesse mesmo dia, porém, caiu nas mãos de um grupo de calvinistas e o mataram a punhaladas. Tinha então 45 anos.

Por: Ronaldo Spinelli Bernardo Muniz
Católicos Sempre
Paz e bem !

quinta-feira, 23 de abril de 2009

" A tumba de São Pedro - O Primeiro PAPA ".

Na década de 50 alguns geólogos,
historiadores e outros pesquisadores escavaram na região do Vaticano, mais exatamente, no subsolo da Basílica de São Pedro. Dados históricos informavam que a Basílica foi construída, em homenagem a São Pedro, sobre um cemitério de cristãos que se localizava na chamada “Colina Vaticana”. Para tirar a dúvida se a tumba do Apóstolo Pedro se encontrava ali, estes homens e mulheres passaram muito tempo escavando e pesquisando. Qual foi a surpresa quando, a vários metros de profundidade, o que era história, se tornou realidade: O cemitério foi encontrado.
O foco das escavações foi centrado em encontrar uma tumba que pertencesse ao Primeiro Apóstolo. Em certo ponto da escavação se encontra uma tumba diferente, protegida por um muro de pedra e com muitas inscrições e pinturas. Um escrito neste muro, em tinta vermelha, tinha a seguinte inscrição:
PETRUS ENI
que significa:
PEDRO ESTÁ AQUI
Ora, o nome PETRUS (pedra ou rocha) não existia na antiguidade, o primeiro a ser chamado assim foi Simão Barjona (filho de Jonas), por Jesus Cristo.
Lê-se em outra inscrição:
“Pedro, pede a Cristo Jesus pelas almas dos santos cristãos sepultados junto do teu corpo”
O historiador Eusébio de Cesárea (falecido em 313) afirma que aquele local (o Vaticano), ou seja, o cemitério cristão, era visitado por milhares e milhares de peregrinos, que vinham orar na sepultura de Pedro.
Após aproximados seis anos de escavações e estudos, os peritos concluíram que, REALMENTE , no cemitério da colina Vaticana se encontra o tumulo de S. Pedro.
O PRIMADO DE PEDRO
O escrito PETRUS ENI = “Pedro está aqui”, parece ser a chancela colocada pelos construtores do referido muro para servir à identificação daquele local.
No mesmo muro achou-se outro grafito, mutilado, que, também em grego, diz “Salve, Apóstolo”.
Ainda na mesma região outros grafitos existem datados de 290-313. O grande número destes confirma a noticia de Eusébio, segundo o qual uma multidão de visitantes ia ter ao referido cemitério. Essas inscrições são freqüentemente criptogramas, isto é, modos de escrever enigmáticos, não compreensíveis aos não cristãos. Tais criptogramas jogam com o sinal P, que em grego soa como o nosso R e em latim equivale a P.
Isto significa: “Cristo Pedro”. Com efeito, o sinal P é lido ora como R grego, que, junto ao X, insinua CHRISTÓS; ora o mesmo sinal é lido como P que, junto com E, significa PE(TRUS). Não é preciso nem dizer que os primeiros cristãos escreviam de modo cifrado pois, no Império Romano dos século I ao século IV, se dizer abertamente cristão era pedir a morte.
Pode-se confirmar que PE significa PETRUS pelo fato de que existem semelhantes abreviaturas no mesmo local: PET, PE, e simplesmente P. A insistência demonstra suficientemente tratar-se de PETRUS. Ademais alguns criptogramas apresentam também as chaves entregues por Jesus a Pedro, conforme Mt 16,17-19; assim os símbolos, abaixo encontrados, representam PETRUS e a CHAVE DO REINO DOS CÉUS.
Encontra se em vários túmulos o seguinte criptograma:
As três figuras acima, encontradas na sepultura, são compostas de duas letras: "P" e "E", formando a figura de uma chave.."eu te (a Pedro) darei as chaves do reino dos céus.." Mt 16,18..
Isto significa: “viva (o defunto no qual pensava quem escrevia) em Cristo e em Pedro”. Sabe-se, aliás, que os antigos cristãos faziam grande empenho por ser sepultados junto aos túmulos dos mártires.
Encontra-se, outrossim, nos grafitos a aclamação: “Vitória a Cristo, a Maria e a Pedro”. Esta inscrição também merece atenção por testemunhar o culto de veneração a Maria Santíssima, mais de um século antes do Concílio de Éfeso (ano 431), que enfatizou a Maternidade Divina de Maria.
Vê-se, pois, que a epigrafia confirma a presença de Pedro no cemitério do Vaticano desde a época pré-constantiniana.

Por: Ronaldo Spinelli Bernardo Muniz
Católicos Sempre
Paz e bem !

" Santo do dia - Tua Vida ".

23/Abril
São Jorge, Mártir


Pouco se conhece a respeito de sua vida,
sabendo-se apenas que era militar e sofreu o martírio durante a perseguição de Diocleciano. Seu culto se espalhou rapidamente pelo Oriente, e por ocasião das Cruzadas teve grande penetração no Ocidente. Muitas lendas correm a seu respeito, entre as quais a mais popular é a do dragão, que teria sido morto por ele. São Jorge é padroeiro da Inglaterra e da Etiópia. O grito de combate dos portugueses durante a Batalha de Aljubarrota (1385) era: " Por Portugal e São Jorge". O Brasil herdou de Portugal a tradição de incorporar, nas procissões de _Corpus Christi_ , uma imagem de São Jorge montado a cavalo e armado como militar.
São Jorge - Rogai por nós !

Por: Ronaldo Spinelli Bernardo Muniz
Católicos Sempre
Paz e bem !

terça-feira, 21 de abril de 2009

" Meus pensamentos "

Alimento para a Alma !
323
“ Toda graça provém de Deus e não do homem; Por isso antes de condenarmos uns aos outros, precisamos saber que somos limitados e pequenos diante do altíssimo “.
(Ronaldo Spinelli Bernardo Muniz - Cristollino).
324
“ O Cristão de sorriso fechado e intocável, retrata o não entendimento do verdadeiro valor do amor de Jesus “.
(Ronaldo Spinelli Bernardo Muniz - Cristollino).
325
“ O meu maior desejo é poder amar a Deus de toda minha alma; Pois só assim conseguirei amar aqueles que não me amam “.
(Ronaldo Spinelli Bernardo Muniz - Cristollino).
326
“ Há muitos desejos neste mundo; Mas desejo maior é ser desejado por Deus “.
(Ronaldo Spinelli Bernardo Muniz - Cristollino).


Por: Ronaldo Spinelli Bernardo Muniz
Católicos Sempre
Paz e bem !

" Vidas dos Santos "

21 de Abril
Santo Anselmo

Bispo e Doutor da Igreja,
É dele a frase: “Não quero compreender para crer, mas crer para compreender, pois bem sei que sem a fé eu não compreenderia nada de nada.”O santo de hoje é chamado de teólogo-filósofo.Nasceu em Piamonte no ano de 1033. Seu pai era Conde e devido ao mau relacionamento com ele, saiu de casa, apenas com um burrinho e um servo. Foi em busca da ciência, mas também se entregando aos prazeres. Era cristão, mas não de vivência. Devido aos estudos, 'bateu' no Mosteiro de Bec e conheceu Lanfranc, um religioso e mestre beneditino. Através dessa amizade edificante, descobriu um tesouro maior: Jesus Cristo.Nesse processo de conversão, abriu-se ao chamado à vida religiosa e entrou para a família beneditina. Seu mestre amigo foi escolhido para ser bispo em Cantuária e Anselmo ocupou o lugar do Mestre, chegando a ser também Superior. Um homem sábio, humilde, um formador para as autoridades, um pai. Um verdadeiro Abade. Por obediência à Mãe Igreja, foi substituir seu amigo, que havia falecido, no Arcebispado de Cantuária. Viveu grandes desafios lá, retornando a Piamonte, onde faleceu, com esta fama de santidade e testemunho de fidelidade e amor à Cristo e à verdade.

Santo Anselmo, rogai por nós!

Por:Ronaldo Spinelli Bernardo Muniz
Católicos Sempre
Paz e bem !

segunda-feira, 20 de abril de 2009

" Ser Católico é bom demais "

Amado irmão e irmã,
porque andas angustiados a procura de uma igreja ? Porque não valoriza a beleza, a fé e o Espírito Santo que emana no seio da Samta Igreja Católica ? Pare de ficar procurando Jesus em outros lugares; Saiba que Ele habita em nossa Madre Igreja desde a tua fundação, há mais de 2000 anos; Nossa Igreja é a Igreja do pão repartido, Igreja da confissão, Igreja da Comunhão, Igreja da Virgem Maria, dos Anjos e Santos de Deus.

Porque nas horas das barreiras e desespero, entras em qualquer lugar para encontrar este Cristo ? Saiba que Este deixa encontra-se, no Sacrário de Nossa Santa Igreja Católica, na Santa mesa do altar e no coração de cada irmão; Não entra em outro lugar para ver se encontra Jesus; Pelo contrário, entre em nossa Santa Igreja, apresenta tudo que você tem em teu coração para Jesus, e espere, espere porque Ele falará aos pés de teus ouvidos; Mas saiba de uma coisa, nossa Madre Igreja, não prega um Jesus mágico, e nem faz Deste Jesus um comérico; A Igreja Católica, a Igreja de Cristo, é a Igreja da escuta, da espera e do abandono em Deus; Pois antes de receber a graças que pedimos, é preciso sabermos se somos dignos de receber estas; Por isto, não tenha pressa e nem vá atrás destes falsos profetas que estão vendendo Jesus, a troco de dinheiro, e de palaca de igrejas que verdade são fundadas por um homem qualquer; É preciso meu irmão e irmã, você entender e saber que nossa Igreja, não tem placa em tua faixada, e sim uma Cruz no alto da torre, a cruz de Jesus; Nossa Igreja também meu irmão e irmã, não foi fundada por qualquer homem, mas sim pelo filho do HOMEM, Jesus de Nazaré, o filho de Maria.

Ame tua fé meu irmão e irmã,
Ame a tua Igreja - Santa e Católica, pois ela tem para te oferecer tudo aquilo que você procura, porque ela é divina e não humana. Pois foi fundada pelo Santo dos Santos, Nosso Senhor Jesus Cristo.

( Quem sabe o que quer vai mais longe, somos Católicos ).


Por: Ronaldo Spinelli Bernardo Muniz
Católicos Sempre
Paz e bem !

" Santo do dia - Tua vida ".

20/Abril
Santa Inês de Montepulciano, Virgem

Ingressou com apenas 9 anos num convento agostiniano e foi aos 14 nomeada ecônoma desse convento. Algum tempo depois, inspirada por Deus, obteve licença para deixar essa comunidade e fundar outra, da Ordem dominicana. Sua vida é repleta de episódios maravilhosos, sendo abundantes os milagres e as graças místicas. Faleceu aos 43 anos.

Santa Inês de Montepulciano - Rogai por nós !


Por: Ronaldo Spinelli Bernardo Muniz
Católicos Sempre
Paz e bem !

sábado, 18 de abril de 2009

" Minhas poesias "

Ser sal e luz
07/11/2008


Se andas por esta terra,
Sem nada acrescentar,
Atente-se, com este gesto,
Não podes colaborar,

Saiba que neste mundo,
A toa não veio estar,
Agindo como Jesus,
O mundo vai transformar,

Precisa ser Sal e luz,
E as coisas no mundo mudar,
Transformando a tristeza em alegria,
E os irmãos caídos levantar,

Sentirás que dentro de ti,
Há uma luz a irradiar,
Não temas ser Sal e nem luz,
E vai Jesus imitar.



Ronaldo Spinelli Bernardo Muniz
Católicos Sempre
Paz e bem !

" Santo do dia - Tua vida "

Santo Apolônio,
o Apologeta, Mártir

Era senador romano e gozava de grande prestígio, não só por sua elevada condição social mas também por sua cultura excepcional, pelos dotes de eloqüência e pela distinção de maneiras. Converteu-se à Religião católica e iniciou um intenso e eficaz trabalho de apostolado junto às elites romanas. Denunciado às autoridades como cristão, aproveitou-se das suas condições especiais que lhe garantiam o direito de ser julgado pelo Senado, e ali desenvolveu uma longa e completa defesa do Cristianismo contra as falsas acusações de que este era objeto e declarando estar pronto a morrer por Nosso Senhor. Foi, efetivamente, condenado à morte e decapitado. No momento extremo fez ainda uma última profissão de fé. Sua morte teve, como é compreensível, enorme repercussão no Império e contribuiu muito para abalar o decadente paganismo.


Santo Apolônio - Rogai por nós !


Por: Ronaldo Spinelli Bernardo Muniz
Católico Sempre
Paz e bem !

sexta-feira, 17 de abril de 2009

" Os títulos de Nossa Senhora ".

Muitos irmãos,
que não professam a fé Católica, gostam de argumentar o porque nós Católicos, chamamos a doce Virgem Maria de Senhora, de Rainha e centanas de outros nomes. Eles não perceberam ainda que, a mãe do Senhor é Senhora, e a mãe do Rei é Rainha; Quantos aos outros títulos de Nossa Senhora, é porque em cada País e Cidade que ela surgiu, apareceu e manifestou-se, ela ficou conhecida por um nome:

Alguns de seus títulos:

Nossa Senhora Aparecida
Nossa Senhora da Apresentação
Nossa Senhora Assunta ao Céu
Nossa Senhora do Auxiliadora
Nossa Senhora do Bom Conselho
Nossa Senhora das Candeias
Nossa Senhora da Candelária
Nossa Senhora do Caravaggio
Nossa Senhora do Carmo
N. Senhora da Conceição Imaculada
Nossa Senhora da Consolação
Nossa Senhora das Dores
Nossa Senhora de Fátima
Nossa Senhora das Graças
Nossa Senhora de Guadalupe
Nossa Senhora da Guia
N. Senhora da Imaculada Conceição
Nossa Senhora da Luz
Nossa Senhora de Lourdes
Nossa Senhora da Medalha Milagrosa
N. S. Medianeira de Todas as Graças
Nossa Senhora das Mercês
Nossa Senhora dos Navegantes
Nossa Senhora das Neves
Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Nossa Senhora de Pompéia
Nossa Senhora da Purificação
Nossa Senhora Rainha
Nossa Senhora das Rosas
Nossa Senhora do Rosário

Por: Ronaldo Spinelli Bernardo Muniz
Católicos Sempre
Paz e bem !

" Santo do dia - Tua vida ".

17/Abril
Santo Aniceto, Papa e Mártir

Nascido na Síria, foi Papa de 154, quando sucedeu a São Pio I, até 166, quando sofreu o martírio. Durante seu pontificado enfrentou com vigor a heresia gnóstica, que então devastava os meios católicos. Foi visitado certa vez pelo venerável São Policarpo de Esmirna, que apesar da idade avançada se deslocou do Oriente até Roma para esclarecer com o sucessor de Pedro um assunto controverso: qual deveria ser a data da celebração da Páscoa.


Santo Aniceto - Rogai por nós !


Por: Ronaldo Spinelli Bernardo Muniz
Católicos Sempre
Paz e bem !

quinta-feira, 16 de abril de 2009

" Conversões de ex-evangélicos para a Igreja Católica".


Testemunho de Conversão de Marcos Roberto

Eu era de uma seita protestante denominada
(congregação cristã do Brasil). Um dia fui convidado para fazer EXPERIÊNCIA DE ORAÇÃO E RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA, muito relutante fiz a experiência já que minha esposa já era da RENOVAÇÃO CARISMÁTICA, porém, não segui em frente, pois tinha muitas dúvidas em relação á Maria e a Eucaristia. Assim sendo voltei para a seita protestante.
Minha esposa (Luciana) estava na época com 17 anos e estava grávida chegando o dia da criança nascer, por volta das 18:00 horas, levei-a ao hospital, onde foram feitos vários exames e o médico disse-me que era para eu ir para casa e deixasse a Luciana no hospital, pois, a criança só nasceria no outro dia lá pelas 14:00 horas. Eu disse que não iria embora, e que ficaria com ela até o outro dia, então o médico foi embora, e ficamos no quarto, eu minha esposa e minha sogra (ministra de intercessão).
Minha esposa não parava de gritar um só minuto, pois as dores eram muito forte, por conta disso, por volta das 20:00 horas, fui falar novamente com o médico e perguntei se não seria o caso de se fazer uma cesariana, ele me disse que não, pois Luciana era muito nova e era desaconselhável uma cesariana, isso só aumentou minha aflição, pois a Luciana estava sofrendo muito.
De meia em meia hora a enfermeira entrava no quarto e fazia os exames (toque) na Luciana, dizia-me, para que eu fosse para casa, pois como o médico havia me dito, a criança só nasceria no outro dia, mas eu sempre dizia não, e que ficaria ali mesmo.
Eu estava sofrendo muito, pois o meu amor pela minha esposa é muito grande e a dor dela também era minha dor, porém eu não orava e não intercedia por ela, pois não acreditava em intercessão. Eu olhava para minha sogra e ela estava com um TÊRÇO na mão, eu dizia dentro de mim “agora é que a criança não nasce mesmo, pois minha sogra não larga essa“coisa”.
Já era mais ou menos 23:00 horas quando a enfermeira entrou no quarto para fazer os exames na Luciana, terminado os exames a enfermeira me disse: Marcos, só um milagre fará a tua filha nascer hoje, pois desde as 18:00 horas não houve nem um centímetro para que corra o parto normal. Então minha sogra disse: (pois então é um milagre que vai acontecer, porque cremos em milagres) e a enfermeira foi embora, nesse momento, minha sogra começou a cantar uma música que eu já não ouvia muitos anos, a música é assim: Mãezinha do céu, eu não rezar, eu só sei dizer quero te amar, azul é teu manto, branco é teu véu, mãezinha eu quero te ver lá no céu, mãezinha eu quero te ver lá no céu...
E então aquela música começou a mecher comigo, e eu fui cantando junto com minha sogra sem deixar que ela ouvisse, e me ajoelhei aos pés da cama onde minha esposa gritava de dor, e disse assim: MARIA, SE VOCÊ EXISTE REALMENTE COMO OS CATÓLICOS DIZEM, FAÇZ UM MILAGRE AGORA NESTE QUARTO , PARA QUE EU CREIA EM TÍ.
Nesse momento eu vi uma luz muito forte no canto do quarto, e no meio dessa luz uma mulher com um manto bege, aproximou-se de mim e disse: “Me chamastes?” aqui estou Marcos, diga para sua esposa que a tua filha vai nascer ainda hoje antes da meia noite.
E eu chorando, chorando de alegria, pois eu havia tido ali a minha primeira comunhão com Nossa Senhora.
Nesse momento (23:30 horas) a enfermeira (a mesma que disse que criança nasceria no outro dia) entrou no quarto e pediu para que eu e minha sogra saíssemos do quarto, e logo depois ouvimos um grito dentro do quarto e nesse momento a enfermeira saiu correndo e disse-me – olha! Eu não sei como, mas o milagre que vocês estavam esperando vai acontecer, pois a bolsa acabou de estourar.
E colocou a Luciana na maca e levou para a sala de parto, e eu saí correndo atrás e nesse momento eu já estava rezando – Ave Maria cheia de graça, o Senhor é convosco. Fiquei na porta da sala de parto, querendo que a minha filha nascesse antes da meia noite, pois grande era a minha vontade e então a misericórdia do Senhor pairou sobre mim, e Jesus me trouxe minha filhinha as 23:55 horas(antes da meia noite) assim como Maria me havia dito.
E prestem atenção; a minha filha (Ana Carolina) nasceu ás 23:55 horas do dia 25 de março de 1997 (dia da anunciação) e foi batizada no dia da assunção de Maria ao céu. Obs: nós não escolhemos data, e não foi coincidência, mas sim providência do Senhor.
Acho que eu nem preciso dizer que a partir daquele momento eu voltei para a IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA igual um foguete, onde sou ministro de música e palavra, e tenho levado este testemunho, e, outros muitos que tenho visto para a maior honra de Deus.
Meus irmãos, não deixem levar pela enganação dos protestantes, não aceitem que falem mal de nossa Mãe Maria Santíssima, vamos nos unir e defende-la, vamos dizer em alta voz. Que somos a geração que proclama Maria como Bem aventurada.
Viva Nossa senhora Sacrário vivo da Eucaristia, Arca da Aliança, Mãe, nossa Rainha!
Hoje e sempre que eu posso dizer: Ave Maria cheia de graça, o senhor é convosco, bendito sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do ventre, Jesus, Santa Maria Mãe de Deus, rogai por nós pecadores e na hora de nossa morte,

Amém.


Por: Ronaldo Spinelli Bernardo Muniz
Católicos Sempre
Paz e bem !

" Olhando para a cruz de Cristo - Meus escritos ".


Olhando para a cruz de Cristo !
14 /04 / 2009

Irmãos e irmãs
da parte de Jesus Cristo, Nosso Rei e Senhor;
Podemos neste momento, nos perguntar; Para onde estamos olhando durante a caminhada de nossas vidas ? Para onde estamos lançando nossos olhares ?
Meus amados e amadas em Jesus, seja lá o lugar ou posição que estivermos, não podemos perder de vista, nosso olhar da cruz de Cristo, sinal este , de derrota e vergonha para muitos, mas para nós, Cristãos Católicos, fonte de inspiração e força Divina, ou melhor, símbolo da vitória, esta nossa tão venerada Cruz de Cristo;
Por isto meus queridos irmãos e irmãs, não há como chegarmos a vitória, sem antes carregarmos a nossa cruz; Não há como sermos reconhecidos, sem antes esforçarmo-nos para com nossas tarefas; Se desejarmos chegar no fim de nossa batalha, vitoriosos, felizes e dignos, então precisamos fazer a nossa parte, independente daquilo que encontrarmos em nossa frente; O católico verdadeiro e fiel é aquele que não se cansa de se levantar depois de tuas quedas, de tuas barreiras; Não podemos culpar nossos irmãos, nosso próximo pelas nossas derrotas; Não podemos desistir da vida, em tão pouco tempo; Se somos seguidores Deste Cristo glorioso e ressuscitado, não podemos esmorecer jamais; Não podemos desviar nossos olhos da Cruz e nem tirar as mãos delas em nenhum momento; Temos que seguir fielmente, temente e confiante na vitória que vêm dos Céus; Pode ser, que em instantes desta caminhada, precisaremos contar com o auxílio de algum Cirineu, para nos auxiliar no carregamento de nossa Cruz; Sem problemas se isto acontecer meus irmãos e irmãs, o importante é sempre termos em mente, que somos dependentes uns dos outros; É importante sabermos que juntos somos mais fortes, e que a união gera a força, e com a força da união geraremos ativas e vivas comunidades; Mas, para que esta comunidade caminhe na verdade, na humildade e no entendimento, é necessário antes de ficarmos julgando nosso próximo, condenando-os e rotulando-os, ficarmos desejosos e obedientes, olhando para a cruz de Cristo.
Uma pobre ovelha do Senhor
Ronaldo Spinelli Bernardo Muniz
Paz e Bem !!!

" Santo do dia - Tua Vida ".

Santa Bernardete Soubirous

Hoje nossa Igreja comemora Santa Bernadete Soubirous, que nasceu em Lourdes no ano de 1844, e seus pais eram muito pobres, mas a educaram dentro dos preceitos da Igreja Católica.
Foi a ela quando tinha 14 anos de idade, que Nossa Senhora apareceu em Lourdes sobre a fonte de água pura, quando a Virgem Santíssima revelou que a fonte era milagrosa, onde milhares de peregrinos de todo o mundo se encaminham até hoje para alcançar as graças desejadas.
Santa Bernadete viveu sua vida em sua cela de freira orando pelas almas das pessoas que ainda não encontraram o caminho de Deus, sempre com humildade e resignação, rezando menos para que a dor que sentia diminuísse e que o Céu lhe dessa paciência e força para suportar calada as provações de Deus.



Santa Bernardete Soubirous - Rogai por nós !

Por: Ronaldo Spinelli Bernardo Muniz
Católicos Sempre
Paz e bem !

quarta-feira, 15 de abril de 2009

" Minhas Poesias "

Amados irmãos e irmãs
em Cristo Jesus, através das poesias também consigo retratar e relatar para o meu próximo o amor de Deus para conosco. Deus sempre fala em nossos corações e em nossas vidas, e pode fazer de nós intrumentos Dele, no momento e na hora em que Ele desejar, pois Ele é o Emanuel - " Deus Conosco ".




Desejando ser Santo
08/04 /2009


No raiar de cada novo dia,
Um desejo vem me encontrar,
Sinto o doer do meu peito,
Meu pequeno coração apertar,

Percebo que nada tem mais valor,
Não desejo nada acumular,
Só vejo atração e alegria,
Quando o meu irmão posso levantar,

Eu falo com o meu Senhor,
E não deixo de lhe contar,
Que não quero partir deste mundo,
Sem primeiro me santificar,

Este dia parece estar longe,
Mas o longe perto pode estar,
Pois Jesus não pensa duas vezes,
Para o teu servo alegrar,

Obrigado meu Senhor,
Na obediência vou esperar,
Eu creio que minhas preces,
O Senhor vai realizar!





Por: Ronaldo Spinelli Bernardo Muniz
Católicos sempre
Paz e bem !

" Santo do dia - Tua vida "


S. Benedito José Labre
15 de abril -

As recusas dos mosteiros dos quais este santo solicitou bem com á trapa de santa Aldegonda, dos monges circenses de Montagne na Normandia que sofrera tanto para chegar definiu os caminhos que percorreria ao longo de sua vida, pois tomara a seguinte decisão; o de ser peregrino o resto da vida.
Benedito José Labre nasceu em Amettes próximo de Arras no dia 26 de março de 1748, primogênito entre um composto de 15 irmãos e filho de simples camponeses , realiza os seus estudos na escola de seu próprio vilarejo complementando as suas aulas com o tio que o ensinara rudimentos de latim. Assim seguiu viagem; uma partida que o levaria ao encontro dos caminhos de Deus , sua bagagem era a sua própria carne pouca de seu corpo , trazia em seu peito o crucifixo , no pescoço um terço e nas mãos um rosário . As doações que recebia era destinadas à partilha com outros pobres que estavam ao seu lado, neste mundo de peregrino somou diversos apelidos como “o vagabundo de Deus”, “o cigano de Cristo” e um maldoso seria “o santo dos piolhos”.
Pelas condições precárias de sua vida e a situação de maus tratos a 16 de abril de 1783 morre na mais profunda sujeira nos fundos de uma casa localizada próxima da igreja santa Maria dos Montes, em 1881 foi canonizado pelo papa Leão XIII .

Por: Ronaldo Spinelli Bernardo Muniz
Católicos Sempre
Paz e bem !

quarta-feira, 8 de abril de 2009

" Conversões de ex-protestantes a Igreja Católica ".

Meus amados irmãos e irmãs em Cristo,
é uma alegria ver e saber que muitos irmãos protestantes que antes acabavam com a igreja de Cristo com mentiras e calúnias, estão voltando em massa para o seio desta tão amada e confiável Igreja Santa e Católica. Sejam bem vindos, porque em Jesus Cristo somos todos irmãos.

Veja abaixo algumas conversões:



1) Scott Hann. ex-pastor presbiteriano e ex-professor de teologia protestante. Era um anti-católico dos mais radicais de sua época. O seu excelente conhecimento como pastor e teólogo protestante e o testemunho de conversão para a Igreja católica faz deste servo de Deus um fascinante defensor da verdade. Milhares de protestantes e centenas de pastores voltaram ao Catolicismo vendo o testemunho deste ex-pastor.


2) Paul Thigpen. ex- editor e escritor de várias revistas protestantes. Foi educado em uma Igreja presbiteriana do sul. Levou a sério, os estudos religiosos na Universidade de Yale. Foi Pastor e missionário na Europa, depois passou para a Igreja Batista, Metodista, Igreja Anglicana e depois para uma Igreja Pentecostal. Finalmente fez estudos para obter doutorado em História da Teologia que o facilitou ao caminho para a Igreja Católica.


3) Marcus Grodi ex-ministro protestante formado em Teologia e Bíblia. Fez os estudos de teologia no seminário protestante Gordon-Conwell em Boston, Massachussetts. Marcus afirma: “Eu só quis ser um bom pastor”, mas um dia perguntou-se a si mesmo: "Eu estou ensinando a verdade ou o erro? Como eu posso estar seguro se em outras igrejas a mesma leitura Bíblica tem várias interpretações diferentes?". Estudou história da Igreja e soube através da Bíblia que não poderia continuar a ser um protestante. Concluiu que a verdade absoluta só se encontrava na Igreja católica. “Sou mais completo na Igreja dos Apóstolos”, disse ele.


4) Steve Wood. ex-diretor de um Instituto Bíblico na Flórida Ex-pastor da Igreja evangélica “O Calvário”. Fazia os estudos em um Instituto das Igrejas Assembléias de Deus trabalhando em projetos de evangelismo juvenil; era líder de ministérios evangélicos na prisão; organizou um Instituto de estudos bíblicos para adultos e depois fez pós-graduação estudando no famoso seminário evangélico de teologia Gordon-Conwell em Massachusetts. Um dia quando orava, Deus lhe falou: “Agora ou nunca”. Com a sua conversão ao Catolicismo ele perderia tudo. Perderia o trabalho como pastor e teria dificuldades em sustentar a família. “Eu tinha estudado 20 anos para ser um ministro protestante e Deus me falou: Faça, agora!... E eu fiz isto”.


5) Bop Sungenis. ex-professor de Bíblia em uma Rádio evangélica. Escreveu um livro contra a Igreja católica: “Recompensas no Céu?” Onde criticou os católicos por acreditar na importância das obras. Ele quis demonstrar que os ensinamentos Católicos eram falsos e que para salvar-se, bastaria somente a fé. Estudou no “Collegue Bíblico de Washington” e depois se especializou no “George Washington University”. Bop diz: Agora como Católico eu tenho a paz. Isso vem como consolação de viver na verdade. Agora eu entrei no exército de Cristo nesta grande batalha para a salvação das almas. Ajudarei meus irmãos protestantes a aprender que a Igreja Católica não só é a verdadeira Igreja, mas a casa onde todos nós pertencemos.



Por: Ronaldo Spinelli Bernardo Muniz
Católicos Sempre
Paz e bem !

" Santo do dia - Tua vida ".


São Guálter, Confessor
(+ Pontoise, França, 1099)

Foi eleito abade do Mosteiro de São Martinho de Pontoise mas, julgando-se indigno dessa dignidade, várias vezes fugiu, sendo sempre procurado pelos seus súditos, que o reconduziam de volta ao mosteiro. Apelou ao Papa São Gregório VII, tentando convencer o Pontífice de que era indigno. Mas São Gregório, reconhecendo a profunda humildade dele, ordenou-lhe que reassumisse as funções de abade e nunca mais pensasse em abandoná-las.



Por: Ronaldo Spinelli Bernardo Muniz
Católicos Sempre
Paz e bem !

segunda-feira, 6 de abril de 2009

" O que é um Frade ou Frei ? ".

* ( Curiosidades Católicas ) *
Frade ou Frei,
é a designação dada a um católico consagrado que pertence a uma ordem religiosa mendicante e que vive normalmente num convento. Ele tanto pode ser um clérigo como um leigo.
O termo frade é proveniente da palavra latina frater, irmão, pelo qual se dirigiam uns aos outros. O título dado aos frades é frei, que deve ser usado somente anteposto ao
prenome do frade e nunca como um substantivo independente (o correto é "o frade foi ordenado" e não "o frei foi ordenado").
As primeiras ordens
cristãs compunham-se de homens ou mulheres que se retiravam do mundo para melhor poderem adorar a Deus nos grandes mosteiros que se espalharam por toda a Europa na Idade Média. No entanto, o crescimento das cidades e das pobres comunidades de pessoas que nelas viviam, sem contacto com o catolicismo, trouxeram a necessidade de um novo tipo de ordem religiosa. Este novo tipo não deveria estar tão enclaurado como o estilo de vida monástica dos monges e deveria estar mais inserido junto aos novos grandes centros urbanos.
Por estas razões, no
século XIII, surgem os Franciscanos (os Menoritas ou Irmãos Menores), criados por São Francisco de Assis, em 1210. Seis anos mais tarde São Domingos fundou a Ordem dos Pregadores. Os membros destas duas ordens realizavam, para além dos tradicionais votos de castidade e obediência, o voto de pobreza, pelo que renunciavam à posse de quaisquer bens. Daí serem conhecidos por mendicantes, pois que apenas conseguiam subsistir por intermédio de esmolas e dávidas dos fiéis.
O nome Frei e Frade vem do irmão, fraterno, fraternidade.


Por: Ronaldo Spinelli Bernardo Muniz
Católicos Sempre
Paz e bem !