domingo, 31 de maio de 2009

" O que é Pentecostes ?".

Pentecostes
é o símbolo do Cenáculo, onde os Apóstolos se reuniram, pela primeira vez, à espera do Espírito Santo, inspirador de todos os trabalhos na Igreja. No Cenáculo, desde a fundação, a comunidade cristã aí se reúne, para ser conduzida pelo Sopro Inspirador, compartilhando o amor em Cristo. Atualmente o 50.º dia após a Páscoa é considerado pelos cristãos o dia de Pentecostes.
Datas do Pentecostes, 2002-2020

Há ação do
Espírito Santo no ser humano sempre quando se realiza um dos Sete Sacramentos. No final da década de 1960, surgiu na Igreja Católica um movimento chamado Renovação Carismática Católica cuja espiritualidade está justamente neste evento de Pentecostes, afirmando que o mesmo acontece nos dias de hoje.
No antigo calendário israelita estão relacionadas três festas (Ex 23.14-17; 34.18-23): a primeira é a
Páscoa, celebrada junto à dos Ázimos ou Asmos; a segunda é a Festa das Colheitas ou Semanas que, a partir do domínio Grego, recebeu o nome de Pentecostes; finalmente, a festa dos Tabernáculos ou Cabanas. As duas primeiras celebrações foram adotadas pelo cristianismo, porém, a terceira foi relegada ao esquecimento.
Seria extremamente exaustivo tentar abordar a origem dessa festa a partir dos
cananeus, ou de outros povos do Antigo Oriente Médio. Todavia, é perfeitamente justo suspeitar que o costume de realizar a Festa das Colheitas pertencia aos cananeus. Há três razões que substanciam esta suspeita:
Os agricultores sedentários cananeus dominavam os férteis vales de Canaã quando os hebreus chegaram à Canaã;
Originalmente, os hebreus ou israelitas não eram agricultores, mas pastores de ovelhas, vivendo como semi-nômades nas montanhas centrais e estepes localizadas nas periferias das ricas regiões agrícolas de Canaã;
Pouco a pouco, o povo israelita veio tornar-se agricultor e sedentário.
No Antigo Testamento, a
liturgia mais desenvolvida dessa festa encontra-se em Lv 23.15-21. Porém, Dt 16.9-15 mostra uma outra liturgia que reflete um diferente período e, conseqüentemente, um novo ambiente de celebração. Este estudo tomará como base essas duas liturgias.

Por: Ronaldo Spinelli Bernardo Muniz
Católicos Sempre
Paz e bem !

" Santo do dia - Tua fé "

Sabemos que Nossa Senhora
foi visitada pelo Arcanjo Gabriel com esta mensagem de amor, com esta proposta de fazer dela a mãe do nosso Salvador. E ela aceitou. E aceitar Jesus é estar aberto a aceitar o outro.O anjo também a comunicou que sua parenta Santa Isabel já estava grávida. Aí encontramos o testemunho da Santíssima Virgem no Evangelho de São Lucas no capitulo 1, quando depois de andar cerca de 100km ela se encontrou com Isabel.Nesta festa também vamos descobrindo a raiz da nossa devoção a Maria. Ela cantou o Magnificat, glorifcando a Deus. Em certa altura ela reconheceu sua pequenez, e o porquê deveríamos ter essa devoção, que passa de século a século.“Porque olhou para sua pobre serva, por isso desde agora me proclamarão bem-aventurada todas as gerações.” São Lucas 1, 48A Palavra de Deus nos convida a proclamarmos bem-aventurada aquela que por aceitar Jesus, também se abriu à necessidade do outro.É impossível dizer que se ama a Deus, se não se ama o outro. A visitação de Maria a sua prima nos convoca a essa caridade ativa. A essa fé que se opera pelo amor. Amor que o outro tanto precisa. Quem será que precisa de nós? Peçamos a Virgem Maria que interceda por nós junto a Jesus para que sejamos cada vez mais sensíveis á dor do outro, mas que a nossa sensibilidade não fique no sentimentalismo, mas se opere na caridade.

Virgem Maria, Mãe da visitação, rogai por nós!

Por: Ronaldo Spinelli Bernardo Muniz
Católicos Sempre
Paz e bem !!!

sábado, 30 de maio de 2009

" Minhas poesias ".



Ser Cristão
29 / 05 / 2009

Se as pessoas entendessem,
E no amor caminhassem,
Com certeza em curto tempo,
Dariam ao mundo nova face
,

E se somos responsáveis,
Em um mundo novo criar,
Porque a paz e a alegria,
Conosco não fazer habitar ?

Que as lidas do dia-dia,
Não venham desanimar,
A força transformadora,
Expressa em nosso olhar,

E se temos esta graça,
De sermos chamados Cristãos,
Não há responsabilidade maior,
Do que doar-se aos irmãos !



Por: Ronaldo Spinelli Bernardo Muniz
Católicos Sempre
Paz e bem !

sexta-feira, 29 de maio de 2009

" Santo do dia - Tua vida ".

São Maximino
29/05

Nasceu na França no século IV e muito cedo sentiu o chamado a vida sacerdotal. Sucedeu Agrício e teve que combater o Arianismo, que confundia muitos cristãos.São Maximino apoiou Santo Atanásio nessa luta, sofreu com ele, e se deparou até com o Imperador.Bispo da Igreja, viveu seu magistério e serviço à Palavra sob ataques, mas não conseguiram matá-lo. Viveu até o ano de 349 deixando este testemunho e convocação: sermos cooperadores da verdade.O santo de hoje é um ícone do amor a Cristo, à Igreja e à Verdade.

São Maximino, rogai por nós!

Por: Ronaldo Spinelli Bernardo Muniz
Católicos sempre
Paz e bem !

quinta-feira, 28 de maio de 2009

" Escritos dos Santos sobre a Virgem Maria ".

São Cirilo de Alexandria (315-386) : sobre “Maria, Mae de Deus”."Causa-me profunda admirarção haver alguns que duvidam em dar à Virgem Santissima o título de Mãe de Deus. Realmente, se Nosso Senhor Jesus Cristo é Deus, por que motivo nao pode ser chamada de Mae de Deus a Virgem Santissima que o gerou? Esta verdade nos foi transmitida pelos discípulos do Senhor, embora nao usassem esta expressao. Assim fomos tambem instruidos pelos santos Padres. Em particular Santo Atanásio (295-373), nosso pai na fé, de ilustre memória, na terceira parte do livro que escreveu sobre a santa e consubstancial Trindade, da frequentemente á Vir­gem Santissima o título de Mãe de Deus.

Santo Ireneu (140-202): "No Cristo que nasce de Maria, é a humanidade toda que renasce á vida, a solidariedade existente entre Cristo e os homem traz esta conseqüência: a concepção e o nascimento de Jesus já são a redenção por antecipação dos homens." "Como por uma virgem desobediente foi o homem ferido, caiu e morreu, assim também por meio de uma virgem obediente à pa­lavra de Deus, o homem recobrou a vida. Era jus to e necessário que Adão fosse restaurado em Cristo, e que Eva fosse restaurada em Maria, a Jim de que uma virgem feita advogada de uma virgem.apagasse e abolisse por sua obediência virginal a desobediência de uma virgem."


E Santo Efrém (306-373): "Ó Virgem Senhora, Imaculada deípara (geradora de Deus), senhora minha gloriosíssima, mais sublime que os céus, muito mais pura que os esplendores, raios e fulgores solares... Vara de Aarão que germina, pareceste como verdadeira vara e a flor foi o teu Filho verdadeiro, nosso Cristo Deus e Criador meu. Tu, segundo a carne, geraste Aquele que é Deus e Verbo, conservando a virgindade antes do parto, virgem depois do parto, e fomos reconciliados com Deus teu filho".

Por: Ronaldo Spinelli Bernardo Muniz
Católicos Sempre
Paz e bem !

" Santo do dia - Tua vida ".

São Germano
Conhecido tambem como São Germano de Paris.
Nasceu em Autun, Franca em 496, foi ordenado em 530 e 10 anos mais tarde foi eleito Abade do Monastério de São Sinfrônio. Em 556 ele foi para Paris e quando o bispado ficou vago ele foi nomeado Arcebispo de Paris pelo Rei Childebert I.
Em nenhum modo o seu oficio mudou a sua vida de santidade e bondade. Sempre austero, ele continuamente passeava junto dos pobres e nunca os afastava e por isso a história passou a chama-lo de “pai dos pobres”.
São Germano não tinha medo e certa vez acabou com uma revolta civil e mais de uma vez tentou acabar com os vícios do rei. Finalmente com a suas bênçãos e orações ele curou o Rei Childebert I de uma terrível doença e acabou convertendo-o para o cristianismo terminando assim com sua licenciosidade e sua injustiça para com os pobres.
Quando ele faleceu o grande poeta Venatius Fiortunatus escreveu uma peça sobre sua vida e pelos seus inúmeros milagres, ele foi declarado um vigoroso santo e canonizado em 754 DC.
A Abadia de Saint Germain-des-Prés foi de fato fundada pelo santo com a ajuda o Rei Childebert em 553 DC. São Germano consagrou-a a São Vicente e a sagrada Cruz. Quando Germano morreu na idade de 80 anos ele foi enterrado na abadia em uma suntuosa tumba. Na revolução francesa, ela foi destruída. Mais tarde, ela foi reconstruída e a ela foi dado o seu nome e é destinada ao ensino religioso como São Germano queria a seu tempo. A Abadia de Saint Germain-des-Pré é um tributo a influência de São Germano na França.
Na arte litúrgica da Igreja, São Germano é mostrado deitado em uma cama extinguindo o fogo pelas suas preces. Ou é mostrado com uma corrente e com as chaves do reino ou com São Pedro ao seu lado, tambem com as chaves do reino. Ele é o padroeiro dos cantores de corais e é invocado contra o fogo.
Sua festa é celebrada no dia 28 de maio.


São Germano - Rogai por nós !

Por: Ronaldo Spinelli Bernardo Muniz
Católicos Sempre
Paz e bem !


terça-feira, 26 de maio de 2009

" Minhas poesias ".



Minha alma está sorrindo
16 / 05 / 2009

No despertar de cada novo dia,
Um conforto sinto em minh’alma,
É algo que me acalma,
E que em mim vem fazer moradia,

Mesmo em dias atribulados,
Em casos porém complicados,
Não consigo apagar esta chama,
Que dentro do meu peito emana,

Tudo isto me faz entender,
Que esta força não terá fim,
É uma força com tanto poder,
Que sinto o Divino em mim,

Com isto eu fui percebendo,
E com minha alegria crescendo,
E neste lindo indo e vindo,
Escutei minh’alma sorrindo.



Por: Ronaldo Spinelli Bernardo Muniz
Católicos Sempre
Paz e bem !

" Santo do dia- tua vida ".

26/Maio
São Filipe Néri, Confessor

Nascido em Florença, foi o Apóstolo de Roma, ali tendo fundado a Congregação dos Padres do Oratório, com o objetivo de fazer apostolado entre os católicos leigos da Cidade Eterna. Era conhecido pelo bom humor e pela forma original e vivaz, muito adequada ao público italiano, com que pregava e ensinava. Amigo de vários Papas, nunca quis aceitar a dignidade cardinalícia.

São Filipe Néri - Rogai por nós !


Por: Ronaldo Spinelli Bernardo Muniz
Católicos Sempre
Paz e bem !

quinta-feira, 21 de maio de 2009

" Onde está a alegria da vida ?".

Meus
irmãos e irmãs por parte de Jesus Cristo, o filho de Maria; A alegria da vida encontra-se nas coisas simples, no cantar dos pássaros, no colorido das flores, no azul do Céu, no brilho das estrelas , no raiar do sol, no sorriso de uma criança e na simplicidade de um andarilho; Se pararmos para pensar em tudo isto acima, perceberemos e saberemos que a alegria da vida encontra-se em muitos lugares, mas provém apenas de um lugar........" Do coração do criador ", autor de todas as criaturas acima citadas. E é verdade dizer que não há alegria maior neste mundo, do que a alegria de ter o Divino dentro de nós.


Por: Ronaldo Spinelli Bernardo Muniz
Católico Sempre
Paz e bem !

" Santo do sia - Tua vida ".

Santo André Bóbola
21 de Maio


Santo do século XVII, ele nasceu na Polônia e ficou conhecido como “caçador de almas”.Santo André Bóbola pertenceu à Companhia de Jesus como sacerdote jesuíta dedicado aos jovens e ao anúncio da Palavra de Deus num tempo dos cismas, quando a fé católica não era obedecida. Viveu também dentro de um contexto onde politicamente existia um choque entre a Polônia e a Rússia. Certa vez, com a invasão dos soldados cossacos, ou seja russos na Polônia, os cismáticos aproveitaram a ocasião para entregar o santo.Ele, que tinha sido instrumento para muito se voltarem ao Senhor, foi preso injustamente e sofreu na mão dos acusadores. Foi violentado, mas não renunciou a sua fé. Renunciou a própria vida, mas não a vida em Deus.No ano de 1657, morreu mártir. O “caçador de almas” hoje intercede para que nós.Santo André Bóbola, rogai por nós.


Por: Ronaldo Spinelli Bernardo Muniz
Católicos Sempre
Paz e bem !

domingo, 17 de maio de 2009

" Santo do dia ".

17 de Maio
São Pascoal Bailão

Nasceu na Espanha no ano de 1540. Seus pais, muitos religiosos, colocaram nele esse nome por seu nascimento ser no domingo de Páscoa.Pascoal viveu seus 52 anos centrados no mistério da Eucaristia. Um santo conhecido por suas obras e sua paixão a Jesus Sacramentado.Trabalhou cuidando dos rebanhos, não tenho oportunidade de estudar tão cedo. Tinha o desejo de conhecer a verdade, e quanto mais aprendia a ler, mais lia o santo Evangelho. E mais que ler, colocava em prática na vida.Chamado a vida religioso, foi para Valença. Renunciou a tudo para seguir a Cristo dentro da família Franciscana. E ali, buscava fazer os trabalhos mais simples. Homem de profunda adoração a Jesus Sacramentado. Entre a Espanha e a França existiam povos que combatiam os cristãos. Ele foi enviado para levar uma carta para a França. E aceitou. Desejando ser mártir da obediência.Tinha grande amor à Santíssima Virgem.Com 52 anos, depois de uma enfermidade, no dia de Pentecostes, ele cheio do Espírito partiu para a glória.



Por: Ronaldo Spinelli Bernardo Muniz
Católicos Sempre
Paz e bem !

sábado, 16 de maio de 2009

" Papa Bento 16 no Oriente ".

Bento 16, um papa político no Oriente Médio

Três destinos sensíveis, quatro assuntos de peso. Durante uma semana e quase trinta discursos na Jordânia, em Israel e nos territórios palestinos ocupados, o papa Bento 16 tinha pelo menos sete boas razões para tropeçar. Não chegou nem perto. Bento 16 dominou de forma geral os aspectos geopolíticos da região, ainda que, ao longo da viagem que terminou na sexta-feira (15), ele não tenha conseguido evitar todos os obstáculos previsíveis em um contexto em que a religião tem parte com a política. Sem deixar de lado sua rigidez e seu registro de teólogo, o papa falou de política e se transformou em defensor do diálogo entre as religiões e as culturas.
Viva o Santo PAPA ! Viva o nosso Pastor !
Que inspirado pelo Espírito Santo, o Papa Bento 16 possa guiar o seu rebanho, rumo aos Céus. Amém.

Por: Ronaldo Spinelli Bernardo Muniz
Católicos Sempre
Paz e bem !

" Santo do dia - Tua vida ".

16/Maio
São João Nepomuceno, Mártir

Natural da Boêmia, foi pregador na Corte de Venceslau IV, em Praga, sendo também confessor da rainha. O rei quis a todo custo obrigá-lo a revelar o que ouvira da rainha em confissão, e mandou torturá-lo de modo cruel, mas o Santo se recusou a violar o segredo sacramental e foi, por isso, lançado ao rio Moldávia, conquistando dessa forma a palma do martírio.



Por: Ronaldo Spinelli Bernardo Muniz
Católico Sempre
Paz e bem !

sexta-feira, 15 de maio de 2009

" Minhas poesias ".

Ambiente feliz
08 / 05 / 2009

O ser humano é engraçado,
E um pouco complicado,
Difícil de entender,
E caminha com seu sofrer,

Mas aqui paro para pensar,
E com o ser humano falar,
Porque não olhar diferente,
Para os problemas que estão a frente ?

Se logo ao primeiro passo,
Mostrar o vosso cansaço,
A vitória não conquistará,
Nem a glória te acompanhará,

E se acaso desejar mudar,
E a vida com amor encarar,
Deixará de ser infeliz,
E aquele triste ambiente, tornar-se-á um ambiente feliz !



Por: Ronaldo Spinelli Bernardo Muniz
Católicos Sempre
Paz e bem !

" Santo do dia - Tua Vida ".

Santo Isídoro
São Isídro nasceu em Madri, Espanha na metade do seculo 12. Grande parte da sua vida foi empregado rural no campo. Maravilhas acompanharam a sua vida e por muito tempo o acompanharam após a sua morte Ele foi favorecido com visões celestiais e dizem que os anjos algumas vezes o ajudavam nos campos. Foi canonizado em 1622. Conta a tradição que denunciaram ao seu patrão que ele ia a igreja rezar e por isto chegava tarde ao trabalho. Certa vez o patrão escondeu-se no matagal a meio caminho entre a igreja e o campo e o flagrou. Após repreende-lo, voltaram para o campo onde maravilhados, viram que os bois estavam sozinhos, lavrando o campo onde era para Isídro lavrar.Em 1947 foi proclamado patrono da Conferencia Nacional Rural dos Estados Unidos.É o padroeiro dos fazendeiros e trabalhadores do campo.
Sua festa é celebrada em 15 de maio


São Isidoro -Rogai por nós !

Por: Ronaldo Spinelli Bernardo Muniz
Católicos sempre
Paz e bem !

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Os Pais de Nossa Senhora !


Embora o Novo Testamento nada relate sobre os pais de Maria, já no século II Sant’Ana e S. Joaquim eram venerados no Oriente, como os pais da Virgem Maria. Do Oriente o culto a Sant’Ana espalhou-se, no século IV, pelo Ocidente. O que se sabe nos vem do Protoevangelho de S. Tiago, que relata o nascimento e a infância de Maria. Segundo o Evangelho de S. Tiago, Joaquim era um homem rico, piedoso e justo, mas triste e angustiado por não ter fihos. Também Sant’Ana se sentia abandonada por Deus por ser estéril. Joaquim foi para o deserto, entregando-se a uma vida de jejum e oração. Um anjo apareceu-lhe dizendo que Deus havia escutado as suas orações. Voltou então para a casa e Sant’Ana concebeu e deu à luz uma menina, que recebeu o nome de Maria e foi a mãe de Jesus.


Por: Ronaldo Spinelli Bernardo Muniz
Católico Sempre
Paz e bem !

" Santo do dia - Tua vida ".

Santa Maria Bertilla Boscardin
11 de Maio

Hoje, lembramos a vida de santidade de Santa Maria Bertilla, que nasceu em Vicenza, na Itália, em 1888, numa família de camponeses. Quando jovem serviu a Igreja como catequista de crianças.Chamada por Deus, entrou para as Irmãs Dorotéias dos Sagrados Corações. Na sua comunidade ocupou trabalhos de limpeza, lavanderia, cozinha e outros, que foram instrumentos de santidade para si e aos outros, já que assumiu tudo com amor. Formada como enfermeira, pôde colocar em ação a sua caridade, uma vez que teve que enfrentar a Primeira Guerra Mundial. Transferida para perto de Milão, Santa Maria voltou para seus trabalhos em Vêneto, onde viveu para os outros e glorificando a Deus, até pegar uma doença e da misericórdia do Senhor recebeu a recompensa da Glória, isto com apenas 34 anos.

Santa Maria Bertilla Boscardin, rogai por nós!

Por : Ronaldo Spinelli Bernardo Muniz
Católicos Sempre
Paz e bem !

sábado, 9 de maio de 2009

" O significado das flores no cemitério ".

Na visão da Igreja Católica,
por meio do padre Afonso Werle, de Três de Maio, a vida do ser humano é mortal, apenas passageira. “Todos somos passantes, peregrinos pelas estradas deste mundo, e temos nossa existência terrena para viver”, afirma. Em outras palavras, o processo de transformação chamado “morte” é algo natural e faz parte da vida. Porém, conforme Afonso, na fé cristã se diz que a morte é vital, por não ser o fim nem o cessar da vida. “A morte é a passagem para a dimensão da eternidade.”O sentido de visitar os cemitérios, levar flores, acender velas, rezar ou verter lágrimas de saudade, expressa a esperança da vida, na Igreja Católica. “Deus, em seu amor, é capaz de nos fazer viver para além desta breve existência terrena. Então, o cemitério é lugar da esperança. Esperança de que estas pessoas que enterramos já estão na dimensão da eternidade, participando da comunhão, do amor de Deus, e da vida em plenitude.”Esperança da ressurreição“Assim como rezamos na oração do Creio, temos a ressurreição não pelo poder humano, mas uma opção de fé, de dizer porque Cristo Jesus ressuscitou, este será o caminho para nós, porque o poder e o amor de Deus nos dão a vida eterna e a ressurreição, não porque seja conquista e mérito nosso”, explica. Ele diz que a fé cristã não vê a morte como desespero, como angústia, mas sim como esperança da ressurreição daquele que se foi. “Há a tristeza, porque é separação. Pessoas que estavam conosco já não estarão mais, fisicamente como antes, mas também vemos a morte como esperança.”



Por: Ronaldo Spinelli Bernardo Muniz
Católicos Sempre
Paz e bem !

" Santo do dia - Tua vida ".

São Pacômio
(c. 292-348),

também conhecido como Abba Pacômio, é geralmente reconhecido como o fundador do monasticismo cenobita. Seu dia é celebrado em 9 de maio.
Nasceu em 292 em Tebas, no Egito, de pais pagãos. Contra sua vontade foi alistado no exército romano quando tinha 20 anos, e mantido em cativeiro. Ali conheceu cristãos que alimentavam os famintos e consolavam os aflitos, o que causou forte impressão nele, fazendo um voto de investigar mais a fundo o Cristianismo quando saísse de lá. Por fim conseguiu sair do exército sem ter lutado, converteu-se e foi batizado em 314. Então conheceu alguns ascetas e decidiu seguir o mesmo caminho, procurando por Palemon e tornando-se seu discípulo em 317.
Estabelecendo uma ermida próximo ao local onde vivia Santo Antônio do Egito, passou a imitar suas práticas. Na época um outro asceta, Macário, havia criado comunidades, chamadas larves, ou celas, onde os devotos, homens ou mulheres, podiam viver juntos sem contudo seguir os rigores solitários de Santo Antônio, e Pacômio aperfeiçoou este sistema, estabelecendo uma organização formal sob a supervisão de um abade. Pacômio passou a ser então conhecido como Abba, ou pai, e a palavra abade daí deriva.
O primeiro destes mosteiros primitivos foi estabelecido entre 318 e 323 em Tabennisi, no Egito. O primeiro a se juntar a ele foi o irmão João, e logo outros cem monges estavam vivendo na comunidade. Depois Pacômio fundou mais sete outros locais de convivência para homens e um para mulheres, e depois do ano de 336 ele passou a viver a maior parte do tempo no mosteiro de Pabau. Na data de sua morte outros 3 mil mosteiros já existiam em todo o Egito. Uma geração depois já eram mais de 7 mil, e haviam se espalhado pela Palestina, o deserto da Judéia, a Síria, o norte da África e mesmo a Europa.


São Pacômio - Roagi por nós !




Por: Ronaldo Spinelli Bernardo Muniz
Católicos Sempre
Paz e bem !!!

sexta-feira, 8 de maio de 2009

" Santo do dia - Tua vida".

São BonifácioIV
Nasceu em Valeria, Abruzzi, Itália
Filho de um médico chamado João.Estudante sob a direção de São Gregório, o magno. Monge Beneditino em Roma, serviu como distribuidor de comida e bens para os pobres.
Eleito Papa 25 de agosto de 608. Ele converteu todos os templos dos deuses romanos em igrejas cristãs e converteu o Panteon em uma igreja dedicada a Nossa Senhora e a todos os santos.Correspondia com São Columbanus ( um dos três maiores santos irlandeses junto com São Patrício e Santa Brígida) com o qual trocava riquíssimos pensamentos teológicos sobre a real natureza de Cristo, uma questão muito controvertida naquela época.
Faleceu em Roma em 8 de maio de 615.
Seu corpo está hoje enterrado sob o altar de São Tomas, na Basílica de São Pedro no Vaticano.
Anteriormente era venerado em uma Capela erigida em sua honra pelo papa Bonifácio VIII ( 1294-1303). Um braço foi colocado no altar de Santa Maria in Cosmedin na Capela do Cardial Gaspare Carpegna em 1675.

São Bonifácio - Rogai por nós !

Por: Ronaldo Spinelli Bernardo Muniz
Católicos Sempre
Paz e bem !

segunda-feira, 4 de maio de 2009

" Santo do dia - Tua vida ".

São Floriano, Mártir

O santo deste dia, foi mártir, ou seja, vitorioso na fé a ponto de dar sua vida por amor a Jesus Cristo. São Floriano era um militar romano no tempo do imperador Diocleciano, isso no ano 300. Aconteceu que Diocleciano, influenciado, pelo genro, que odiava o Cristianismo, estabeleceu para todo o Império um decreto, onde se tornava proibido o culto cristão e, ainda exigia que as Bíblias Sagradas tinham que ser queimadas e os deuses adorados. Neste sentido, muitos cristãos militares recusaram esta ordem, colocando assim suas vidas em risco, já que era preciso optar: "Cristo ou Diocleciano".Desta forma, São Floriano, que era um ótimo soldado apresentou para outros 40 a situação; a posição de todos os do seu batalhão foi de fidelidade a Jesus. Floriano, diante da sua escolha pessoal por Cristo e dos demais, questionou as autoridades, devido à ignorância e injustiça; mas o comandante Aquilino ao fechar-se à ordem dada, lavou as mãos e expôs aqueles exemplares homens a promessas, recriminações, ameaças, isto até perceberem o maior amor a Deus de cada um. Assim, Floriano teve uma pedra amarrada no pescoço e foi lançado no Rio Ens, assim como os outros que, com ele, ganharam o Céu.

São Floriano, rogai por nós!

Por: Ronaldo Spinelli Bernardo Muniz
Católicos Sempre
Paz e bem !!!

domingo, 3 de maio de 2009

" O valor de Maria para os Cristãos".

" PEDE A MÃE, QUE O FILHO ATENDE ".
,
Irmãos e irmãos,
precisamos saber que Maria não se faz presente para tomar o lugar de Cristo, e sim para tornar Ele mais vivo no coração da humanidade, que tanto espera ser amada; Maria é chamada de Nossa Senhora, porque és Mãe do Senhor dos senhores, és chamada de Rainha, porque gerou agraciadamente o Reis dos reis; Não temas meu irmão, em carregar em seu coração, Maria, porque ela não pensou duas vezes em gerar para mim e para você, o salvador do Mundo, Nosso Senhor Jesus Cristo, o Galileu.
Depois do Mestre Jesus , não há criatura mais bela do que Nossa Senhora, pois nem os Santos e os Anjos, alncançaram tamanha graça, tornar-se..Mãe de Deus.


Nossa Senhora de todos os títulos - Rogai por nós !!!

Por: Ronaldo Spinelli Bernardo Muniz
Católicos Sempre
Paz e bem !!!


" Santo do dia - Tua da vida ".

3 de Maio
Santos Filipe e Tiago

Filipe de Betsaida, na Galiléia, foi um dos primeiros discípulos chamados por Cristo. Da mesma cidade de Pedro e André; talvez fosse pescador também. Bem no início de sua vida pública, Jesus, ao se encontrar na Galiléia com Filipe, dirige-lhe imediatamente o chamado: "Segue-me" (Jo 1,43).No relato da milagrosa multiplicação dos pães, é a Filipe que Jesus pergunta: "Onde compraremos pão para que todos estes tenham o que comer?" e Filipe responde: "Duzentos denários de pão não lhes bastam para que cada um receba um pedaço do pão" (Jo 6,5-7).

Santos Filipe e Tiago, roguem por nós!

Por: Ronaldo Spinelli Bernardo Muniz
Católicos Sempre
Paz e bem !

sábado, 2 de maio de 2009

" Salmo do dia ".

SALMO 118
1 Dai graças ao Senhor, porque ele é bom; porque a sua benignidade
dura para sempre.
2 Diga, pois, Israel: A sua benignidade dura para sempre.
3 Diga, pois, a casa de Arão: A sua benignidade dura para sempre.
4 Digam, pois, os que temem ao Senhor: A sua benignidade dura para

sempre.
5 Do meio da angústia invoquei o Senhor; o Senhor me ouviu, e me pôs
em um lugar largo.
6 O Senhor é por mim, não recearei; que me pode fazer o homem?
7 O Senhor é por mim entre os que me ajudam; pelo que verei cumprido
o meu desejo sobre os que me odeiam.
8 É melhor refugiar-se no Senhor do que confiar no homem.
9 É melhor refugiar-se no Senhor do que confiar nos príncipes.
10 Todas as nações me cercaram, mas em nome do Senhor eu as
exterminei.
11 Cercaram-me, sim, cercaram-me; mas em nome do Senhor eu as
exterminei.
12 Cercaram-me como abelhas, mas apagaram-se como fogo de espinhos;
pois em nome do Senhor as exterminei.
13 Com força me impeliste para me fazeres cair, mas o Senhor me
ajudou.
14 O Senhor é a minha força e o meu cântico; tornou-se a minha
salvação.
15 Nas tendas dos justos há jubiloso cântico de vitória; a destra
do Senhor faz proezas.
16 A destra do Senhor se exalta, a destra do Senhor faz proezas.
17 Não morrerei, mas viverei, e contarei as obras do Senhor.
18 O Senhor castigou-me muito, mas não me entregou à morte.
19 Abre-me as portas da justiça, para que eu entre por elas e dê
graças ao Senhor.
20 Esta é a porta do Senhor; por ela os justos entrarão.
Por: Ronaldo Spinelli Bernardo Muniz
Católicos Sempre
Paz e bem !!!

" Santo do dia - Tua vida ".

02/Maio
Santo Atanásio, Bispo,
Confessor e Doutor da Igreja

Nascido no Egito, presenciou ainda jovem ao Concílio de Nicéia, onde foi definida a divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo, consubstancial ao Pai. Toda a vida de Santo Atanásio pode resumir-se como a proclamação dessa grande verdade de fé contra a heresia ariana, que chegou a dominar a hierarquia eclesiástica de quase todo o mundo. Como bispo de Alexandria, durante 45 anos combateu arduamente o erro, pela pregação e por meio de escritos, e sofreu por isso cruéis perseguições e calúnias, sendo cinco vezes desterrado.
Santo Atanásio - Rogai por nós !

Por: Ronaldo Spinelli Bernardo Muniz
Católicos Sempre
Paz e bem !!!

sexta-feira, 1 de maio de 2009

" A intercessão dos Santos "

Os santos do Céu estão vivos ???
Porém, argumentam alguns: “Mas como podem interceder se estão mortos e inconscientes?” E quem disse que estão mortos aqueles que estão VIVOS diante do Trono de Deus, porque o nosso Deus não é Deus de mortos, mas de vivos, como ensinou Jesus:
“Moisés chamou ao Senhor: Deus de Abraão, Deus de Isaac, Deus de Jacó. Ora Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos porque todos vivem para Ele.” (Lc 20, 37-38)
Portanto, Jesus nos diz que os santos falecidos (como Abraão, Isaac e Jacó) estão vivos na Presença de Deus, pois VIVEM para Ele. Não estão mortos, nem inconscientes! O livro do Apocalipse também ensina que os santos falecidos não estão adormecidos, mas mesmo antes da ressurreição, suas almas dialogam e intercedem junto a Deus:
“Vi sob o ALTAR as ALMAS DOS HOMENS IMOLADOS por causa da Palavra de Deus e por causa do testemunho que dela tinham prestado. E CLAMARAM EM ALTA VOZ: Até quando ó Senhor, Santo e Verdadeiro, tardarás a fazer justiça, vingando o nosso sangue contra os habitantes da terra? A cada um deles foi dada, então, uma veste branca, e foi-lhes dito, também, que aguardassem ainda um pouco, até que se completasse o número dos seus companheiros e irmãos, que iriam SER MORTOS COMO ELES.” (Apc 6,9-11)
Neste diálogo, as almas dos santos falecidos clamam a Deus para que apresse o Dia do Juízo Final. Observe que as almas não estão adormecidas, mas estão sob o altar de onde falam com Deus. Elas clamam ansiosas pelo Dia do Juízo Final, que será também o dia da aguardada ressurreição da carne. Deus lhes dá uma veste branca (símbolo da santidade) e ordena que aguardem mais um pouco. E, enquanto aguardam, o que fazem estas almas? Aguardam adormecidas ou vivas e acordadas? Vejamos:
“Então um dos anciões falou comigo e perguntou-me: Esses, que estão revestidos de vestes brancas, quem são e de onde vêm? Respondi-lhe: Meu Senhor, tu o sabes. E ele me disse: Esses são os SOBREVIVENTES da grande tribulação. Lavaram as suas vestes e as alvejaram no sangue do Cordeiro. Por isso, ESTÃO DIANTE DO TRONO DE DEUS, E O SERVEM, DIA E NOITE, NO SEU TEMPLO.” (Apc 7,13-15)
Portanto, esta é a situação das almas enquanto aguardam pelo ansioso dia do Juízo Final e da ressurreição da carne, quando finalmente “Deus os abrigará em sua tenda e não haverá nem fome, sede, sol ou calor e Deus enxugará toda lágrima de seus olhos” (Apc 7,15-16). Veja também como estas almas (os santos, pois estavam com vestes brancas, símbolo da santidade), intercedem diante do Trono de Deus:
“Outro anjo pôs-se junto ao ALTAR, com um turíbulo de ouro na mão. Foram-lhe dados muitos perfumes para que os oferecesse com as ORAÇÕES DE TODOS OS SANTOS NO ALTAR de ouro, que ESTÁ ADIANTE DO TRONO. A fumaça dos perfumes subiu da mão do anjo com AS ORAÇÕES DOS SANTOS, DIANTE DE DEUS.” (Apc 8,3-4)
Eis aí uma passagem bíblica que nos garante a intercessão dos santos falecidos, e que agora estão diante do Trono de Deus. São oferecidas a Deus as orações de TODOS os santos. Se são de todos os santos, são tanto as orações dos santos da terra (cristãos que levam uma vida santa) quanto dos santos do Céu (que estão vestidos de branco diante do Trono de Deus). Embora este trecho da abertura dos 7 selos esteja se referindo aos santos do Céu (no quinto, sexto e sétimo selos), podemos entender as orações que chegam a Deus, também vindas dos santos da terra, pois é afirmado ser as orações de TODOS os santos.
Um exemplo destas orações de santos falecidos, encontra-se em Macabeus. Nela, Judas Macabeus relata uma visão que teve de Onias e Jeremias, já falecidos, intercedendo pelo povo:
“Onias (…) estava com as mãos estendidas, INTERCEDENDO por toda a comunidade dos judeus. Apareceu a seguir um homem notável (…) Esse é aquele que MUITO ORA pelo povo e por toda cidade santa, é Jeremias, o Profeta de Deus.” (2Mac 15,12-14).

Linda doutrina e verdade da fé Católica, os justos não morrem, mas vivem eternamente na presença do altíssimo Deus. Eles não cessam de elevar nossas preces ao Deus conosco, pois se nós aqui nesta terra, podemos interceder e rezar pelo nosso próximo, imagina aqueles que já estão na alegria eterna.

Por: Ronaldo Spinelli Bernardo Muniz
Católicos Sempre
Paz e bem !!!

" Valei-nos São José - Santo do dia ".

1/Maio
São José Operário

Desejoso de eliminar o caráter revolucionário do "Dia do Trabalho", feriado civil comemorado em muitos países do mundo a 1° de maio, o Papa Pio XII resolveu transferir para esse dia a festa do Patrocínio de São José, anteriormente celebrada no mês de abril. De fato, em São José se harmonizam perfeitamente duas condições muito diversas, a de Príncipe da Casa de Davi e a de operário; e assim também, numa sociedade cristã, devem conviver, harmonicamente e sem conflitos, pessoas de classes sociais distintas, todas colaborando entre si na prática das virtudes cristãs da justiça e da caridade.

São José - Valei-nós !

Por: Ronaldo Spinelli Bernardo Muniz
Católicos Sempre
Paz e bem !!!