sábado, 9 de maio de 2009

" O significado das flores no cemitério ".

Na visão da Igreja Católica,
por meio do padre Afonso Werle, de Três de Maio, a vida do ser humano é mortal, apenas passageira. “Todos somos passantes, peregrinos pelas estradas deste mundo, e temos nossa existência terrena para viver”, afirma. Em outras palavras, o processo de transformação chamado “morte” é algo natural e faz parte da vida. Porém, conforme Afonso, na fé cristã se diz que a morte é vital, por não ser o fim nem o cessar da vida. “A morte é a passagem para a dimensão da eternidade.”O sentido de visitar os cemitérios, levar flores, acender velas, rezar ou verter lágrimas de saudade, expressa a esperança da vida, na Igreja Católica. “Deus, em seu amor, é capaz de nos fazer viver para além desta breve existência terrena. Então, o cemitério é lugar da esperança. Esperança de que estas pessoas que enterramos já estão na dimensão da eternidade, participando da comunhão, do amor de Deus, e da vida em plenitude.”Esperança da ressurreição“Assim como rezamos na oração do Creio, temos a ressurreição não pelo poder humano, mas uma opção de fé, de dizer porque Cristo Jesus ressuscitou, este será o caminho para nós, porque o poder e o amor de Deus nos dão a vida eterna e a ressurreição, não porque seja conquista e mérito nosso”, explica. Ele diz que a fé cristã não vê a morte como desespero, como angústia, mas sim como esperança da ressurreição daquele que se foi. “Há a tristeza, porque é separação. Pessoas que estavam conosco já não estarão mais, fisicamente como antes, mas também vemos a morte como esperança.”



Por: Ronaldo Spinelli Bernardo Muniz
Católicos Sempre
Paz e bem !

Um comentário:

  1. boa tarde encontro-me a escrever um romance que se baseia numa grande metafora sobre as flores - gostaria de saber se existe alguma explicacao mais detalhada e mais informacoes sobre o signifcado de colocar ou levar flores para o cemiterio e para as campas obrigado jorge de oliveira jorge.oliveiramoz@gmail.com

    ResponderExcluir