segunda-feira, 6 de abril de 2009

" O que é um Frade ou Frei ? ".

* ( Curiosidades Católicas ) *
Frade ou Frei,
é a designação dada a um católico consagrado que pertence a uma ordem religiosa mendicante e que vive normalmente num convento. Ele tanto pode ser um clérigo como um leigo.
O termo frade é proveniente da palavra latina frater, irmão, pelo qual se dirigiam uns aos outros. O título dado aos frades é frei, que deve ser usado somente anteposto ao
prenome do frade e nunca como um substantivo independente (o correto é "o frade foi ordenado" e não "o frei foi ordenado").
As primeiras ordens
cristãs compunham-se de homens ou mulheres que se retiravam do mundo para melhor poderem adorar a Deus nos grandes mosteiros que se espalharam por toda a Europa na Idade Média. No entanto, o crescimento das cidades e das pobres comunidades de pessoas que nelas viviam, sem contacto com o catolicismo, trouxeram a necessidade de um novo tipo de ordem religiosa. Este novo tipo não deveria estar tão enclaurado como o estilo de vida monástica dos monges e deveria estar mais inserido junto aos novos grandes centros urbanos.
Por estas razões, no
século XIII, surgem os Franciscanos (os Menoritas ou Irmãos Menores), criados por São Francisco de Assis, em 1210. Seis anos mais tarde São Domingos fundou a Ordem dos Pregadores. Os membros destas duas ordens realizavam, para além dos tradicionais votos de castidade e obediência, o voto de pobreza, pelo que renunciavam à posse de quaisquer bens. Daí serem conhecidos por mendicantes, pois que apenas conseguiam subsistir por intermédio de esmolas e dávidas dos fiéis.
O nome Frei e Frade vem do irmão, fraterno, fraternidade.


Por: Ronaldo Spinelli Bernardo Muniz
Católicos Sempre
Paz e bem !

3 comentários:

  1. Então frade esta para freira; assim como frei esta para padre ou pastor. é isto?

    ResponderExcluir
  2. pesquizei muito ,mas nao vi resposta melhor que a sua,parabens pela obgetividade,obrigado...

    ResponderExcluir
  3. entao frei e como padre nao pode casar e pode resar missas e outro eventos da igreja

    ResponderExcluir