segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Florir no Deserto




FLORIR NO DESERTO ?



A cura interior é um processo. Como tal, precisa ser saboreada e trabalhada dia a dia, durante muito tempo.


Cura interior em tempos de crise é mais necessária ainda. Na correria do mundo em que vivemos, nosso coração vai se ferindo, até inconscientemente. Apesar de produzir as feridas em nosso coração, o mundo modernonão nos ensina como curá-las. Ao contrário, inventa falsas soluções que pioram ainda mais o problema.


Vivemos num tempo de secura, num tempo de deserto. Como fazer brotar vida do deserto ? Será possível cumprir a profecia bíblica de que o desrto iria florir ? Será possível concretizar a certeza poética de Exupéry de que o que embeleza o deserto é saber que em algum lugar nele está escondida uma fonte?


O deserto e a terra árida regozijar-se-ão. A estepe vai alegrar-se e florir. Como o lírio ela florirá, exultará de júbilo e gritará de alegria.


A glória do Líbano lhe será dada, o esplendor do Carmelo e de Saron; será vista a glória do Senhor e a magnificência do nosso Deus.


Fortificai as mãos desfalecidas, robustecei os joelhos vacilantes. Dizei àqueles que têm o coração perturbado: " Tomai ânimo , não temais! Eis o vosso Deus! Ele vem executar a vingança. Eis que chega a retribuição de Deus: Ele mesmo vem salvar-vos". Então se abrirão os olhos do cego. E se desempedirão os ouvidos dos surdos; então o coxo saltará como um cervo, e a língua do mudo dará gritos alegres. Porque águas jorrarão no deserto, e torrentes, na estepe. A terra queimada se converterá num lago, e a região da sede, em fontes. No covil dos chacais crescerão caniços e papiros. E haverá uma vereda pura, que se chamará o caminho santo; nenhum ser impuro passará por ele, e os insensatos não rondarão por ali. Nele não se encontrará leão, nenhum animal feroz transitará por ele; mas por ali caminharão os remidos, por ali voltarão aqueles que o Senhor tiver libertado.Eles chegarão a Sião com cânticos de triunfo, e uma alegria eterna coroará sua cabeça; a alegria e o gozo possuí-los-ão; a tristeza e os queixumes fugirão (Is 35, 1-10).


Porque o Senhor vai ter piedade de Sião, e reparar todas as suas ruínas. Do deserto em que ela se tornou Ele fará um Éden, e da sua estepe um jardim do Senhor. Aí encontrar-se-ão o prazer e a alegria, os cânticos de louvor e as melodias da música (Is 51,3).


O Senhor te guiará constantemente, alimentar-te-á no árido deserto, renovará teu vigor. Serás como um jardim bem irrigado, como uma fonte de águas inesgotáveis (Is. 58,11).


Dir-se-á da terra que se achava desvastada, tornou-se um jardim do Éden! Essas cidades em ruínas, desertas e desoladas, estão agora restauradas e repovoadas (Ez 36,35).


Essa linda imagem bíblica da transformação do deserto em jardim é um sonho messiânico. A certe3za de que tudo pode ser mudado é consequência do abandono em Deus. Ele tem poder de transformar o pior deserto no mais lindo jardim. Assim, o próprio deserto torna-se lugar de encontro íntimo com Deus: " Por isso a atrairei, conduzi-la-ei ao deserto e falar-lhe-ei ao coração" (Os. 2,16)


Pe. Léo SCJ ( Livro Gotas de cura interior)

Nenhum comentário:

Postar um comentário