sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Francisco exemplo de Amor


A celebridade de São Francisco de Assis está essencialmente em dois pontos: o ideal evangélico que propôs e o Amor ao próximo, ele desejava ser como Cristo, que viveu pobre toda sua vida, ele também soube reconhecer o verdadeiro sentido da vida através dos irmãos, pois toda sua aventura e de seus amados irmãos até hoje tem sua origem no chamado de Deus: “E depois que o Senhor me deu irmãos ninguém me mostrou o que eu deveria fazer, mas o Altíssimo mesmo me revelou que eu devia viver segundo a forma do Santo Evangelho”. Isso nos mostra como e importante viver em fraternidade e em comunhão com irmãos, pois só assim poderemos responder as palavras que nosso Pai Seráfico vivenciou na experiência do verbo encarnado e o crucifixo de São Damião: “Isso é o que eu quero, isso que procuro, é isso que eu desejo fazer de todo o coração”.
Daí então chegaremos a uma perfeita alegria, se responder-mos a mesma pergunta que o pobre de Assis fez, pois nosso dever como franciscanos e difundir o amor e a caridade e sempre viver em fraternidade pois ser franciscano não e só apenas ter um trabalho social com os pobres, ir a missa regularmente ou algo parecido, e sim sermos pobres e saber que a nossa mentalidade de hoje não e diferente da cidade de Assis e 1200,porque ainda encontramos pessoas com a falta de Deus e sem respeito e caridade aos mais simples que tanto sofrem.
Hoje Francisco se torna para todos nos um espelho humano presente entre: leprosos e desprezados pelo tempo, humilhados, desempregados e entre outros. Eles são hoje este espelho na qual denuncia a impunidade gerada pelos nossos lideres públicos, na qual a cada dia nos franciscanos pensamos “Será que um novo mundo e Possível”, um mundo sem dor, sem violência, sem preconceitos sem impunidades enfim um mundo melhor.
Com isso percebermos que Francisco se torna para todos nos Franciscanos cada vez mais um exemplo de esperança, amor e compaixão; pois assim como o pobre de Assis, também buscamos a preferência aos mais simples, no qual percebemos que a cada dia nos desperta sempre um bom recomeço de uma vida melhor nesta sociedade “desumana”. Também percebemos que no meio de tantas coisas negativas podemos encontra coisas positivas e entre todas a misérias humanas, nos franciscanos somos capazes de fazermos um recomeço na Paz e no bem, e reconstruir um mundo melhor e mais justo.

“Francisco, o mundo tem saudades de ti” (João Paulo II)


"É POR ISSO QUE MEUS IRMÃOS SÃO CHAMADO MENORES PARA NÃO SEREM CHAMADOS DE MAIORES E PARA NÃO PERDEREM O ESPIRITO DE ORAÇÃO E DEVOÇAÕ"(S.FRANCISCO)


Frei Alleanderson Brito Ofm noviço

Nenhum comentário:

Postar um comentário