terça-feira, 20 de janeiro de 2009

A mais antiga Oração Mariana do século III




Em 1917 a Biblioteca John Ryland, de Manchester (Inglaterra) , adquiriu no Egito um pequeno papiro de 18 x 9,4 cm,que foi catalogado como Ryl.III,470, cujo conteúdo foi identificado em 1939;é o texto de uma oração dirigida a Maria Santíssima invocada como Theotókos (Mãe deDeus) no século III.
Quando em 431 o Concílio de Éfeso proclamou Maria Theotókos, fez eco a uma tradição cujo primeiro termo conhecido remonta a Orígenes (243).O texto do fragmento papiráceo foi editado em 1938 ,sem que se tivessem até então identificado os dizeres. Isto só foi feito no ano seguinte por F. Mercenier: este pesquisador verificou que se tratava da oração mariana conhecida e recitada ainda hoje com as palavras iniciais "Sob a vossa proteção" ( Sub tuum praesidium...em latim).
....


po (u)po (ten sen)
EISPAA euspla (gkian)
KA. AYE Ka(t) aYe(ugomen)
TEOTOKETA teotoke ta (s emov)
IKESIASMHPA ikesias me pa(r)
EIDHSEMPEPIETASEI eides em peristasei
ALLEKKINDYNOY all ek kunduvou
PYSAIHMAS rusai emas
MONHA mone a(gne mon)
HEYLOG e eulog (emene)

O texto, devidamente
reconstituído, diz o seguinte:

Sob a tua misericórdia nos refugiamos
Mãe de Deus!
Não deixes de considerar as nossas súplicas
em nossas dificuldades,
Mas livra-nos do perigo,
Única casta e bendita.
A oração, redigida na primeira pessoa do plural, parece ser,por isto mesmo, pertinente ao uso da liturgia. São Cirilo, bispo de Alexandria, sede tradicionalmente oposta a Constantinopla em questões cristológicas, assumiu a defesa do titulo Theotókos.
O Concílio geral de Éfeso em 431, valendo-se das palavras de Cirilo, declarou que os Santos padres "não duvidaram chamar Theotókos a SSma. Virgem" - o que não queria dizer que a Divindade começou a existir a partir de Maria, mas que Aquele que nasceu de Maria, desde o seio materno está unido hipostaticamente ao Verbo de Deus.
O antecessor de Atanásio na sede Alexandrina, S. Alexandre, também usou tal título: numa de suas cartas afirma que o Verbo assumiu um corpo verdadeiro, e não aparente, de Maria, a Theotókos.( PG 18,568c). Em 300 foi eleito bispo de Alexandria Pedro I ; ao referir-se ao mistério da Encarnação, chama duas vezes Maria ,a Theotókos (PG 18,517b).
Nem Pedro nem Alexandre nem Atanásio sentem a necessidade de justificar ou explicar o título - o que mostra que era tranqüilamente aceito pelo povo de Deus.

O vocábulo Theotókos ocorre ainda em alguns textos de Orígenes, em suas homilias sobre São Lucas, que sugerem tenha Orígenes, já na primeira metade do século III, chamado Maria SSma. Theotókos.
Este título ocorre outrossim na obra As Bênçãos dos Patriarcas de Hipólito de Roma (+235), que pode datar de fins do século II.
atribuir a oração em pauta ao século III. É testemunho de que a piedade mariana desde remotas épocas existe no povo de Deus, pondo em relevo a figura maternal de Maria: Mãe de Deus feito homem e Mãe dos homens que seguem a Cristo perseguido e vencedor da morte.
...

Maria Mãe de Deus intercedei por nós...

por: Sol simplesmente Sol


Um comentário: